http://radeir.blogspot.pt/2010/12/psicastenia.html
PSICASTENIA
- Forma de psicose com fases de medo(S), ansiedade(S), sensação de incapacidade (s) e perda da personalidade(+-), fraqueza intelectual e tendência mórbida para dúvidas e hesitações(S). A psicastenia é uma afecção mental muito difundida que se caracteriza por uma redução na tensão psicológica e cujos principais sintomas são a depressão física (+-) e moral(S), um sentimento de falta de alguma coisa (s) e perda do sentido da realidade, com uma tendência patente às obsessões (+--), às manias (n) e aos fenómenos ansiosos(S).
(Não creio que tenha perda do sentido da realidade, nem uma obsessão, mais assaltos de cenários mórbidos, que me destruiriam a mim como pessoa, também não me reconheço nenhuma mania. Fenómenos ansiosos sim, duvidas e hesitações bastantes, sensação de incapacidade e perda de personalidade é Spot On.
Características são dúvidas excessivas(s), compulsões (n), obsessões (n) e medos irracionais(s). O psicasténico é incapaz de resistir certas acções (n) ou pensamentos(s). (...) autocrítica, dificuldades para concentrar-se e sentimento de culpa. A escala marca como sintoma em longo prazo a ansiedade, ainda que também funciona em parte como resposta ao stress pontual.
O psicasténico tem um controle insuficiente sobre seu pensamento consciente e sua memória, o que lhe leva a divagar sem propósito(+-) e/ou a esquecer que estava a fazer(n). Seus pensamentos costumam ser dispersos e custa-lhe muito organizá-los, pelo que com frequência constroem frases que não se correspondem com o que querem dizer (s) e resultam ininteligibles para outras pessoas. O esforço mental constante e a insónia (n) produzem fadiga, que piora o estado do doente. Os sintomas podem reduzir-se em grande parte mediante exercícios de concentração e terapia, dependendo de se a condição é psicológica ou biológica.